Esse é o nosso quadragésimo nono post, e nele apresento, para aqueles que não conhecem, uma das maiores ilustradoras de fantasia. Um merecido tributo para Pauline Bayes, desenhista, ilustradora e capista, falecida em 2008, a talentosa inglesa, ilustrou obras de J. R. R. Tolkien e C. S. Lewis, entre outros, entretanto, ainda é desconhecida para muitos, e isto parece injusto.
Pauline Bayes nasceu em Hove, na Inglaterra, em 1922. É uma das responsáveis pelo imaginário atual do universo criado por Lewis através de suas ilustrações para Narnia. Aquele mundo colorido, cheio de animais, e variedade vegetal, está presente em grande parte das artes de Bayes.
Bayes era uma exímia ilustradora, trabalhava com lápis de cor, nanquim, aquarela, pastel e óleo. Também era letrista, e produziu capas em uma época na qual não existia o computador para facilitar a diagramação e a criação de fontes. Em algumas capas é fácil notar o primor com que Bayes detalhava a ilustração, às vezes, margeadas por arabescos.
Vale ressaltar a beleza dos mapas ilustrados por ela que fez cartas cartográficas para obras de Tolkien e Lewis. Em fim, sua ilustração possui uma sutileza feminina, com aquela mágica típica dos contos de fada.
Não acredita? Então, comprove!
Um site foi criado para divulgar a obra da ilustradora: Pauline Baynes
Aos amigos que têm acompanhado e visitado o blog, peço que sigam, curtam e indique para os amigos.
Obrigado e até o próximo post!
Marcio. R. Gotland
Curtam minhas páginas no Facebook: MRGotlandArts e Ilustradores e Escritores
Sigam-me no Twitter: @MRGotlandArt
E façam uma visitinha ao meu Deviantart: mrgotland
Curtam minhas páginas no Facebook: MRGotlandArts e Ilustradores e Escritores
Sigam-me no Twitter: @MRGotlandArt
E façam uma visitinha ao meu Deviantart: mrgotland